sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Diana de Gales

Foi uma das mulheres mais fotografadas de sempre durante os 16 anos que teve de vida pública.
Jovem tímida, ícone da moda, mãe, elegante ou sofisticada e manipuladora, foram (ou são?), adjectivos utilizados para a definir.
Protagonizou ( ou provocou?) a mudança de algumas das regras da instituição real britânica, assim como a atitude de algumas das suas principais figuras.
Abraçou causas humanitárias, nomeadamente com os doentes portadores de HIV e as crianças vítimas de minas.
A sua morte trágica ocorreu há dez anos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Nova era ou flop?

O "Venetian Macau Resort Hotel", empreendimento gigante da operadora de jogo norte-americana, a Las Vegas Sands, do milionário Sheldon Adelson, foi inaugurado na passada terça- feira.
O empreendimento inspirado na arquitectura veneziana, com uma reprodução da Torre da Praça de S. Marcos (também tem gôndolas e gondoleiros a cantar o "Ó sole mio"), compreende o maior casino do mundo e, ainda, um hotel com 3 mil quartos, um centro comercial (e 350 lojas), um centro de convenções e exposições, um pavilhão polivalente e um teatro com 1800 lugares.
Mas é o centro de convenções e exposições que é considerado como uma das principais mais valias (de que o jogo vai ser um complemento).
São 110 mil metros quadrados de superfície disponível (maior do que o Centro de Convenções e Exposições ou o AsiaExpo, ambos de Hong Kong), sendo que a lógica do “Venetian” é a mesma que se verifica em Las Vegas actualmente: encher os seus três mil quartos com turistas durante o fim-de-semana e apostar no mercado das feiras profissionais e congressos entre segunda e sexta-feira.
Mas a dificuldade do “Venetian” coloca-se do lado da mão-de-obra qualificada. O centro de convenções vai ter grande necessidade de pessoal e, apesar das formações entretanto levadas a cabo, a procura de trabalhadores especializados na indústria MICE (da sigla inglesa "Meeting, Incentives, Conventions and Exhibitions") cresce muito depressa.
Para garantir o afluxo de clientes ao “Venetian”, a operadora norte-americana adquiriu dez embarcações com capacidade para cerca de 400 passageiros, seis aviões, dois helicópteros e 85 autocarros.
Tudo para levar diariamente ao mega-complexo do Cotai (uma vez que a sua localização é entre Coloane e a Taipa) cerca de 30 a 40 mil visitantes, o mínimo necessário para que o empreendimento seja viável, segundo os analistas.
Será este início, de facto, de uma nova era para Macau ou um grande flop?

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Máfia tripeira

Há proprietários de discotecas do Grande Porto que se tornam "reféns" de determinados grupos de seguranças. São alvo de extorsão de milhares de euros, por parte de indivíduos que pretendem fazer a segurança dos estabelecimentos. Uma recusa pode ser sinónimo de incidentes. "Não contava com este tipo de pressão", desabafou, ao JN, um empresário, que acabou por fechar a discoteca e foi obrigado a desligar-se, por completo, do ramo. "Disseram-me que, no dia em que abrisse outra casa, apresentavam-se lá para trabalhar", recordou, sob anonimato, ainda com medo de represálias. Foi ameaçado várias vezes. Ameaças que atingiram os filhos e a mulher. O medo impera e estende-se a outros empresários. O mesmo medo que os impede de apresentar queixa na Polícia. "No mesmo dia em que se fizesse a queixa, os seguranças ficavam a saber. E depois?", questiona o responsável de outra casa de animação. Logo na altura em que abriu a discoteca, o empresário foi avisado é melhor ter determinada equipa de segurança ou podia haver problemas. Aceitou a sugestão, sem saber que entrava num pesadelo. Embora um outro telefonema fizesse adivinhar a situação: "Ligaram-me a pedir uma percentagem". "No princípio, as coisas até correram com normalidade. Mas, passado algum tempo, houve mudança completa. Passaram a interferir no funcionamento da casa e, apesar das nossas indicações, agrediam clientes, incluindo amigos meus", contou. "Chegou a uma altura em que quem mandava na casa eram eles. E, por causa das agressões, passava mais tempo na esquadra do que na discoteca". Na Polícia, tinha de dar cobertura à actuação dos seguranças, sob pena de sofrer represálias. Os pagamentos eram elevados. Cada homem recebia cerca de 100 euros por noite, sendo que, nos dias mais fortes, a casa teria quase uma dezena de seguranças.

(in jn)

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Nélson Évora: salto da vitória

Nélson Évora sagrou-se campeão do mundo no triplo salto, nos Campeonatos do Mundo de atletismo que estão a decorrer em Osaka, Japão.
O atleta, de 23 anos, nasceu na Costa do Marfim, descendente de pais cabo-verdianos, vive em Portugal desde os 6 anos, e naturalizou-se em 2002 porque os "portugueses confiam no esforço dos atletas".
Évora liderou a acompetição desde o primeiro ensaio, mas o "salto da vitória" surgiu ao terceiro ensaio, com 17,74 metros, tendo, ainda conseguido obter a quarta melhor marca do concurso (ao quinto ensaio), com 17,39 metros.
Nélson Évora ganhou a medalha de ouro, bateu os concorrentes (um brasileiro que detinha a melhor marca do ano e ficou-se pela prata, e um norte-americano, o anterior campeão que ganhou o bronze) e acrescentou 23 centímetros ao anterior recorde nacional que já lhe pertencia.

Porquê?


"Não foi por amizade nem por missas que Paulo Teixeira Pinto foi indicado para o cargo" afirmou Jardim Gonçalves na assembleia-geral, de ontem, do Millennium BCP.
Terá, então, sido porquê?

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O "@"

O excesso de população na China, com os seus 1,3 milhões de habitantes, provoca uma série de "inconvenientes".
Um deles prende-se com os nomes. Por exemplo, existem mais de 300 mil pessoas que se chamam Zhang Wei.
Daí que nomes ingleses estejam cada vez mais a ganhar adeptos, com os pais chineses a decidirem dar às suas crianças nomes com caracteres chineses que lidos soam como Tony, Lina, Lucy ou Jenny (um funcionário do ginásio que frequento exige orgulhosamente o seu "Dick", refiro-me ao nome adoptado, na lapela!!).
E, agora um casal chinês quis dar o nome de @ ("arroba") ao seu filho.
A escolha pode parecer caricata, mas @ ("arroba" em português ou "at" em inglês) dito em chinês soa a "ai ta", expressão que significa "amo-o".

domingo, 26 de agosto de 2007

sábado, 25 de agosto de 2007

Tiago "Saca" Pires

O surfista português Tiago Pires garantiu, oficialmente, a qualificação para o Foster's ASP World Tour 2008, a principal divisão do Circuito Mundial de Surf Profissional, limitada aos melhores 47 surfistas do mundo.
"Saca"consegue assim, a pouco mais de meio da época, garantir antecipadamente a sua participação na mais importante arena do surf mundial.
Aliás, é a primeira vez que um português consegue este feito, que foi até agora alcançado por muito poucos europeus: o ASP World Tour (anteriormente conhecido como WCT - World Championship Tour) tem sido composto principalmente por surfistas oriundos da Austrália, EUA, Brasil e África do Sul, países com uma maior e mais antiga tradição no Surf.
Tiago Pires já tinha sido o primeiro português a entrar nos primeiros 20 lugares do WQS (World Qualifying Series, tour de qualificação, ou segunda divisão).
Actualmente, o surfista encontra-se em França a disputar um torneio de seis estrelas (os que rendem mais pontos no WQS - 2600 para o vencedor).
O ranking do WQS é liderado por Jordy Smith (África do Sul), com 12.200, seguido por Pires, com apenas menos 300 (11900). O americano Ben Bourgeois é terceiro com 11688 - os três estarão no WCT em 2008.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Minas chinesas

Os acidentes (quase) diários nas minas chinesas são não só trágicos mas também chocantes.
Trágicos pelo número de pessoas que aí perdem a sua vida, como o caso recente dos 180 mineiros que ficaram encurralados em duas minas que foram inundadas por um rio próximo que transbordou, não tendo sido tomadas medidas que prevenissem o desastre.
E chocantes porque as minas chinesas são as mais mortíferas do mundo e, só em 2006, morreram nas minas de carvão 4746 pessoas, numa média diária superior a 13 pessoas.
O regime chinês encontra-se numa encruzilhada entre o seu socialismo autoritário e o capitalismo desenfreado que não olha a meios para fazer face às suas necessidades energéticas.
É que a corrupção é uma das causas do elevado número de mortos no sector, com os donos das minas a pagar às autoridades locais para estas não fiscalizarem a aplicação das regras de segurança em busca da maximização dos seus lucros.
Os próprios tribunais provinciais perdoaram 96% dos funcionários públicos acusados de negligência em 2006, devido a mortes por acidentes em minas.

Declaração de princípio(s)

QUEM ESCREVE NESTE BLOG SOU EU!
(não tenho assessores)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Patético


"Belletti perto do Chelsea
José Mourinho estará perto de garantir a contratação do brasileiro Juliano Belleti, jogador dos quadros do Barcelona e que ainda há pouco chegou a ser dado como hipótese para o Benfica."

Esta é uma das notícias de "ABola", edição online (o sublinhado é meu).
O patético desta notícia (e de muitas outras como esta) é que se o Benfica tivesse todos os jogadores (os chamados "jogadores- hipótese") que certa comunicação social lhe atribui, quantas equipas é que esse clube poderia constituir?

Azar da Arménia

"Fez-se o que se pôde" afirmou um conformado Scolari no final do jogo Arménia- Portugal.
O pseudo relvado do estádio na Arménia e o diferente fuso horário não podem servir para justificar a má exibição da selecção nacional de futebol.
Cristiano Ronaldo merece destaque apenas pelo golo que marcou.
O resultado até parece injusto para a Arménia.
Na campanha para o Europeu 2008, Portugal já perdeu nove pontos, num grupo tão acessível como é Grupo A.
Ontem, a ajuda veio da Bélgica que ganhou em casa à Sérvia, e, desse modo, Portugal conseguiu segurar-se no 3º lugar do grupo, com mais um ponto do que os sérvios.
Muito fraco para quem tem tantos pergaminhos e tantas vedetas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Transparência precisa-se

Macau- sede do Governo

A Fundação de Macau distribui generosamente apoios monetários que lhe são afectos pelo Governo local, visto que tem como objectivos a promoção, o desenvolvimento e o estudo de acções de carácter cultural, social, económico, educativo, científico, académico e filantrópico, incluindo actividades que visem a promoção de Macau.
Porém, no primeiro trimestre de 2007, entre os beneficiários estiveram apenas seis associações locais que repartiram entre si o "bolo" correspondente a 80% do total de apoios concedidos, ou seja 48 milhões de patacas (cerca de 4 milhões de euros) dos 60 milhões distribuidos.
Algumas das associações "premiadas" foram a União Geral dos Operários de Macau (AGOM), a União Geral das Associações de Moradores (Fai Kong), a Associação Geral das Mulheres de Macau, a Associação de Estudantes Chong Wa de Macau, a Associação da Nova Juventude Chinesa de Macau e a Associação Promotora da Instrução dos Macaenses.
Tudo associações próximas do Executivo local e, portanto, associações "amigas".
E que, estão "bem representadas" no Conselho de Curadores, que é, "por acaso", o órgão da Fundação que autoriza a concessão dos apoios.
Entretanto, no segundo trimestre do ano em curso, a Fundação de Macau concedeu, só à Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau, 50% da totalidade do valor atribuido, ou seja dos mais de 99 milhões de patacas só para aquela Universidade foram 49,6 milhões (também foram concedidos apoios a pilotos de automóveis e de novo a Fai Kong foi "premiada").
Agora, veio também a saber-se que a um responsável por um instituto público tinha também sido concedido um subsídio (para publicação da sua tese de doutoramento) e a um filho de um outro responsável de um departamento governamental (para suportar as propinas do jovem numa universidade australiana).
De acordo com a legislação em vigor, a Fundação não está obrigada a declarar o valor unitário de cada subsídio, mas apenas o total concedido e a quem, nem sequer a indicar os critérios utilizados na sua atribuição.
A denominada oposição "síndico- liberal" (como lhe chamam alguns comentadores da terra) ao Executivo local clama pela necessidade de serem divulgados os critérios de distribuição dos subsídios em nome de uma transparência que urge tornar realidade.
É difícil não deixar de concordar.
Como no passado expressei, a propósito da questão das terras (mulher-de-csar ), também nesta matéria, à "mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer".
E, definitivamente, não parece!

terça-feira, 21 de agosto de 2007

À Benfica

Não deveria ser ele a ir embora?

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Não à pena de morte

Os Estados Unidos ocupam o sexto lugar na lista dos países com mais execuções, 53 em 2006.
Com mais de três mil condenados aguardar a execução nas prisões americanas, a Administração Bush decidiu acelerar a aplicação da pena capital, reduzindo o período de tempo que os condenados têm para apresentar recurso e entregando ao Procurador- Geral, Alberto Gonzales, a competência para decidir se os detidos devem viver ou morrer.
Esta proposta encontra-se em discussão pública até Setembro e deverá ser aprovada o mais rapidamente possível, pois a Administração Bush pretende reduzir o custo com estes prisioneiros, visto o Estado americano gastar com cada condenado à morte mais 90 mil dólares do que com os outros detidos.
Porém, os opositores à pena de morte, admitem que ao reduzir o tempo que cada condenado passa no "corredor da morte", cerca de 20 a 25 anos, a Administração Bush esteja a diminuir as oportunidades de os tribunais detectarem eventuais erros nos processos (o recurso a testes de ADN já permitiu absolver vários condenados à morte).
Além disto, recordam que Alberto Gonzales era o conselheiro jurídico de Bush, quando este era Governador do Texas, cargo onde o actual Presidente se destacou, pelo número recorde de execuções que ocorreram durante os seus 8 anos de Governador.

domingo, 19 de agosto de 2007

Óculos de sol

O uso de óculos de sol não se justifica só por vaidade, pois a exposição prolongada aos raios solares pode ser nociva para os olhos.
Mas em Portugal, e segundo um inquérito internacional, que contou com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, apenas 9 por cento dos interrogados sabiam que o Sol pode provocar lesões graves à visão após uma exposição prolongada aos raios ultravioleta.
O que ajuda a explicar o facto de apenas 42 por cento dos portugueses usarem regularmente óculos de sol, enquanto 26 por cento nunca os utiliza.
Por isso, foi organizada a campanha "Ver o Sol com Bons Olhos – Proteger dos Raios UV" cujo objectivo é sensibilizar a população para a importância de verificar diariamente os valores do índice dos raios ultravioleta (UV).
Uma consulta possível na página da internet do Instituto de Meteorologia (http://www.meteo.pt/).
O relatório da meteorologia revela os cuidados a ter de acordo com o índice de raios UV, que assume uma escala de um a onze. No valor máximo é recomendada a permanência em casa ou em locais com sombra. Com uma radiação ultravioleta a partir do nível 3 é conveniente o uso de óculos escuros.

sábado, 18 de agosto de 2007

Que riquinhos!

Portugal também tem a sua lista dos mais ricos.
A revista Exame publicou a lista dos bilionários (uma espécie de "Top +" do dinheiro) que volta a ser encabeçada por Belmiro de Azevedo que conseguiu duplicar o valor do seu património (fico contente por isso!!).
Nos lugares do pódio, seguem-se Américo Amorim (cortiça amiga, a família está contigo!!) e José Manuel de Mello.
Na 4ª posição, surge Horácio Roque.
De notar que todas estas posições já se verificavam o ano passado.
Uma novidade no 5º posto: Joe Berardo (subiu desde o nono lugar pois "amealhou" mais uns "trocos", além de se ter tornado muito mais mediático).
Uma nota final para a família Teixeira Duarte que conseguiu atingir o "top ten", pois ascendeu à nona posição (estava em 21º).

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Nós e eles

Largo do Leal Senado- centro de Macau

A população de Macau (de origem étnica chinesa), sempre que pode, expressa o seu "amor eterno à Mãe- Pátria" e a sua satisfação e orgulho em afirmar- se chinesa, sentimento mais exarcebado desde a criação da RAEM, com a transferência de soberania de Portugal para a República Popular da China.
Mas, apesar disso, nota- se um (latente) sentimento de "diferença" entre os residentes chineses de Macau e os do "outro lado da fronteira", os seus compatriotas do Continente chinês.
Recentemente, um académico alemão, Werner Breitung, a leccionar na Universidade Sun Yat- sen, de Cantão, deslocou- se a Macau para participar numa conferência, na Universidade local, subordinado ao tema " Cidades e fronteiras- cidades fronteiriças, cidades divididas e fronteiras em cidades" para apresentar os resultados de um estudo por si realizado.
Segundo aquele académico, os residentes de Macau rejeitam a ideia de dispensar a existência de fronteiras (pois, a mim também não me parece boa ideia permitir que "hordas" de chineses vindos do Continente entram sem qualquer tipo de controlo em Macau...).
Afirmou ainda que os fluxos de pessoas (oriundos do Continente) que servem para colmatar a carência de força de trabalho no território provocam alterações na identidade da população de Macau, pois as consequências do crescimento económico da RAEM acabarão por levantar "questões ligadas a diferenças culturais e de identidade".
A razão que está na base deste choque de identidades é o facto das pessoas de Macau se sentirem diferentes das vizinhas do Continente chinês, gerando preconceitos e desentendimentos, sendo que as principais diferenças parecem ser o comportamento, os valores morais e o modo de expressar.
Mas a visão negativa sobre quem mora no Continente não se fica por aqui.
Segundo o docente alemão "há uma tendência para generalizar que são todos criminosos e não sabem como se comportar", o que o levou a comparar este sentimento com o ocorrido em Berlim aquando da queda do muro que dividia a cidade alemã, onde era normal as pessoas terem sentimentos diferentes face às pessoas do lado contrário.
Para o professor da Universidade Sun Yat-sen, grande fatia deste sentimento de identidade das pessoas da RAEM tem que ver com a influência de culturas ocidentais na região: "Os locais vêem-se como diferentes do resto da China em grande parte devido à confluência de culturas que aqui existe", pois " há experiências históricas que provocaram esta diferença de valores entre Macau e o Continente. Embora os chineses não interajam muito com os portugueses, há uma influência muito grande".
A conclusão final do estudo efectuado é que as pessoas da RAEM rejeitam a ideia de eliminar as fronteiras. " (...), as pessoas mostraram-se a favor de cooperação, mas acham que seria uma má ideia se o "muro" à volta de Macau caísse", salientou o docente.
As principais razões que fundamentam tal ideia resultam da crença de que os limites fronteiriços são uma protecção contra a disseminação de doenças e crimes, além da preocupação com a imigração, a perda de identidade, autonomia política e das vantagens económicas.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Elvis

Elvis Presley faleceu a 16 de Agosto de 1977 na sua casa de Memphis, Tennessee.
30 anos depois, o criador de "Heartbreak Hotel", editado em 1956, continua a arrecadar mais dinheiro do que quando estava no auge da sua carreira.
Segundo Leonard Bernstein, Elvis "é a maior força cultural do século XX e introduziu o ritmo em tudo: na música, na linguagem, nas roupas, é toda uma nova revolução social".

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

60 anos

Foi a 15 de Agosto de 1947 que a Índia (com maioria hindu) alcançou a sua independência do Raj britânico, em cerimónia grandiosa e cheia de fausto.
No dia anterior, tinha nascido o Paquistão (predominantemente muçulmano), cuja identidade nacional estava mais baseada na religião do que no território.
Duas nações que nasceram no meio da tragédia, fruto da radicalização entre as comunidades hindus e muçulmanas.
Calcula-se que entre 10 a 15 milhões de pessoas tenham deixado as suas casas e bens e atravessado as fronteiras, entre 1947 e 1950. Pelo caminho ficaram meio milhão de mortos.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Aljubarrota

Foi na tarde de 14 de Agosto de 1385.
De um lado, estavam as tropas portuguesas comandadas por D. João e pelo condestável, D. Nuno Álvares Pereira e, do outro, estava o exército castelhano.
Com a derrota definitiva dos castelhanos, termina a crise de 1383- 1385, consagra-se D. João I, como rei de Portugal, e dá-se início à dinastia de Avis ou joanina que dura até 1580.
Essa época correspondeu ao período mais glorioso da história de Portugal.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Pinhão para que te quero?

Leonor Pinhão afirmou, ontem, ao correiodamanha que "nos últimos 25 anos, criou-se uma estrutura de poder a norte que criou a ideia de impunidade total sobre si própria e que está em cheque de há dois anos para cá" e que as vítimas do esquema de corrupção são o Benfica e o Sporting.
Com a "isenção" que caracteriza as suas crónicas, a jornalista (?), que faz revisão de textos numa editora, faz a sua análise da corrupção no futebol ao longo da entrevista.
E a sua preocupação manifesta é o facto dos clubes de futebol do norte terem tido mais sucessos que o Benfica e o Sporting, nos últimos 25 anos.
Problema dela!!
Ao invés, não deveria a jornalista (?) analisar o passado recente do clube do seu coração e constatar o papel e as consequências funestas da actuação daqueles que o presidiram?
Poderia ser que encontrasse nessa "reflexão" explicações (mais) plausíveis para os fracassos desportivos do seu clube quer interna, quer externamente, dos últimos anos ( e futuros?).
E deixasse de procurar bodes expiatórios em "tigres de papel"!!

domingo, 12 de agosto de 2007

Torga

Miguel Torga era o pseudónimo de Adolfo Correia Rocha.
Nasceu a 12 de Agosto de 1907, faz hoje 100 anos.
Médico de profissão, foi opositor do regime de Salazar, mas também enfrentou os intelectuais pró-comunistas que preferiam a "construção do socialismo" à edificação da democracia. "É necessário interromper, sem demora, esta corrida leviana que nos leva à perdição", escreveu a 6 de Março de 1975.
Homem de esquerda, definiu-se muitas vezes como socialista, embora nunca tenha sido militante do PS.
Eurocéptico, escreveu em 1993: "Abolição das fronteiras. Livre circulação de pessoas e bens. Ocupados sem resistência e sem dor. Anestesiados previamente pelos invasores e seus cúmplices, somos agora oficialmente europeus de primeira, espanhóis de segunda e portugueses de terceira".


Soube da definição na minha infância
Mas o tempo apagou
As linhas que no mapa da memória
A mestra palmatória
Desenhou

Hoje
Sei apenas gostar
Duma nesga de terra
Debruada de mar
(Pátria, de Miguel Torga)

sábado, 11 de agosto de 2007

Abaixo o tabaco

A Walt Disney tornou-se o primeiro grande estúdio de Hollywood a banir o tabaco, garantindo que não haverá ninguém a fumar nos filmes "para todos" produzidos por si, anunciando ainda que o uso do tabaco será "desencorajado" nos filmes distribuídos pelas suas associadas Touchstone e Miramax.
Esta posição da Disney, ocorre depois de, em Maio, a poderosa associação americana de cinema, a Motion Picture Association of America (MPAA), ter decidido que, para a classificação etária dos filmes, as cenas que mostram pessoas a fumar são equivalentes a cenas de violência ou de sexo.
Já em 2004, Jack Valenti, que foi durante 38 anos presidente da MPAA, recusou tal proposta, tendo defendido que com uma proibição destas se estaria a abrir a caixa de Pandora: a seguir viriam os defensores dos direitos dos animais ou outro grupo qualquer que viria dizer que o álcool, a fast food, as armas e a condução irresponsável também provocam muitas mortes e, por isso, não poderiam ser mostradas nos ecrãs.
Com a decisão, agora anunciada, Bridget Jones, Groucho Marx e Cruella De Ville (a vilã do filme "101 dálmatas") vão passar a ser filmes só para adultos.
Mas quem se vai atrever a fazer um filme sobre Virginia Woolf (interpretada em "The Hours" por Nicole Kidman) ou Al Capone (interpretado por Rod Steiger em 1959 e por Robert De Niro em 1987) retirando-lhes o cigarro e o charuto das mãos?
Vai ser interessante assistir até onde estarão os estúdios (e os artistas) dispostos a ceder ao politicamente correcto.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Soares (ainda?) é fixe!!

"D.E.:Podemos dizer que a Venezuela é uma democracia?
Soares: Chavez foi eleito democraticamente. Reconhece a Oposição. Não é Pinochet, nem chegou ao poder com a benção dos americanos. Isso é verdade...(...)".
(da entrevista de Mário Soares ao diarioeconomico)

Esta resposta de Soares fez-me recordar o facto de um homem de bigode ridículo ter ganho democraticamente, nos anos 30 na Alemanha, as eleições para o Reichstag.
Depois foi o que se sabe...
Mas Soares é um livre pensador e ninguém leva a mal (e a sério?) aquilo que ele diz!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Timor- Leste

Xanana Gusmão tomou, ontem, posse como primeiro-ministro do 4º governo constitucional de Timor-Leste.
Será esta a útima tentativa para demonstrar que Timor- Leste não é um Estado falhado?
O problema de falta de autoridade do Estado timorense ficou de novo patente com os "incidentes", alegadamente, provocados por simpatizantes da Fretilin, que se seguiram à comunicação televisiva do Presidente Ramos- Horta, onde este anunciou a nomeação de Xanana para o cargo de primeiro-ministro.
A tarefa do novo governo passa pela restauração (ou instauração?) da autoridade do Estado, a imposição da ordem e segurança e o respeito pela lei.
Face à ausência de estruturas básicas que sustentem um Estado de direito, é caso para perguntar o que fizeram os governos da Fretilin desde a restauração da independência, além de criar crispação no seio da sociedade timorense e as sua principais instituições (a militar e a religiosa) e negociar (e bem?) o acordo petrolífero com a Austrália.
Será que, por seu lado, a Aliança apoiante do governo que ora tomou posse saberá ultrapassar as suas diferenças pessoais e políticas e devolver a esperança ao povo timorense, resolvendo os problemas que o atormentam?
Será que o silêncio da Igreja Católica, nos últimos tempos, significam que esta se dedica a tratar, finalmente, das questões espirituais da sociedade timorense?

Baiji

Num artigo ontem publicado pela revista "Biology Letters" (e que os jornais portugueses fazem notícia) conclui-se que o golfinho de água doce (a que os chineses chamam baiji) parece ter-se extinguido recentemente.
O baiji existia há 20 milhões de anos e e tinha o seu habitat nos rios da China.
A poluição decorrente da rápida industrialização deste país, bem como a pesca e o movimento dos barcos pelo Rio Yangtsé poderão estar na origem desse desaparecimento.
Aquela conclusão é o resultado de uma campanha levada a cabo, naquele rio chinês em 2006, por um conjunto de investigadores ingleses, chineses, americanos e japoneses que não conseguiram detectar um único exemplar, o que poderá indicar a extinção deste animal no seu habitat natural.
A última vez que um indivíduo desta espécie foi avistado foi há dois anos.
Baiji foi o peudónimo que decidi utilizar quando decidi começar a "blogar" e por isso, a 30 de Março passado, dia de abertura deste blog, o segundo post foi dedicado ao "Ano Internacional do Golfinho" que se celebra em 2007, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Ambiente/Convenção sobre Espécies Migratórias juntamente com o ACCOBAMS - “Agreement on the Conservation of Cetaceans of the Black Sea, Mediterranean Sea and contiguous Atlantic Area” e o ASCOBANS - "Agreement on the Conservation of Small Cetaceans of the Baltic and North Seas" (ambos acordos especializados na conservação de golfinhos) como forma de contribuir para a sua preservação.
Já naquele "post" se fez referência ao facto do baiji ter sido declarado "funcionalmente extinto", naquela que é considerada a extinção do primeiro grande mamífero marinho por acção directa do Homem.
O baiji quando nasce mede até 90 centímetros, alcançando em adulto até 2,40 metros. De cor branca azulada com matizes acinzentados, ele tem uma visão muito pouco apurada.
A quem interessar, sobre a extinção do baiji, ver
e sobre a expedição ao rio Yangtsé, ver

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Dustin Hoffman

Nasceu a 8 de Agosto de 1937.
Faz hoje 70 anos.
Alcançou a fama no cinema, em 1967, com "The graduate", um filme de Mike Nichols, onde actuou ao lado de Anne Bancroft e Katharine Ross.
O papel valeu- lhe a primeira nomeação para um óscar (das 7 que já leva em conta).
Depois seguiram-se, entre muitos outros, filmes como "Midnight cowboy" (1969), "Litle big man" (1970), " Lenny" (1974), "Marathon man" (1976) , "Kramer v. Kramer" (1979- premiado com óscar), " Totsie" (1982), " Rain man" (1988- premiado com óscar), "Sleepers"(1996), "Confidence" (2003)" ou "Perfume" ( 2006).
Para 2007 estão anunciados 3 novos filmes.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Filho único

Na China persiste a ideia tradicional de que uma família é tanto mais feliz quantos mais filhos tenha, o que talvez possa explicar o facto de este ser o país com a maior população no mundo.
Em 1979, as autoridades deram início aquilo que ficou conhecido pela "política do filho único", com o objectivo de refrear o crescimento demográfico.
Recentemente, o governo chinês decidiu recuperar aquela política tendo procedido à colocação de cartazes e anúncios, em algumas aldeias, para exortar as famílias a ter apenas um único filho, mas que foram retirados por conterem expressões severas e consideradas de mau gosto, como por exemplo "um novo bébe significa um novo túmulo" ou "tenha menos crianças e mais porcos".
Foram, então, substituídas por recomendações como " a mãe terra está cansada de sustentar tantas crianças" ou "tanto os meninos como as meninas são o amor dos seus pais" (esta última para evitar a morte de crianças do sexo feminino nas zonas rurais).
Segundo a agência oficial Xinhua, os antigos cartazes podiam "causar mal entendidos e prejudicar a imagem do governo".

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Água a mais

As inundações provocadas pelas chuvas têm afectado milhões de pessoas nos países asiáticos.

ASEAN

A ASEAN é uma organização regional de 10 países do sudeste asiático, composta pela Malásia, Singapura, Vietname, Myanmar (ex- Birmânia), Indonésia, Filipinas, Brunei, Laos, Cambodja e Tailândia.
Na última reunião, que decorreu recentemente nas Filipinas, aqueles países não conseguiram chegar a acordo sobre a criação de uma Comissão dos Direitos Humanos, sobretudo, dizem os jornais, pela oposição de Myanmar.
O curioso destas notícia é que todos os países membros desta organização, ou são ditaduras militares (caso da Tailândia e Myanmar) ou "simulacros de democracia" e "podres de corrupção" ( como é o caso da Indonésia e das Filipinas) ou regimes de partido único, como todos restantes!!
Direitos Humanos???!!!

domingo, 5 de agosto de 2007

Vanessa Fernandes (IV)

Vanessa Fernandes reforçou a liderança no ranking da Taça do Mundo ao registar o quarto triunfo da temporada na 10.ª etapa, em Salford (Inglaterra), das 15 que integram a competição.
Este ano, a portuguesa foi terceira em Mooloolaba (Austrália) e depois triunfou em Ishigaki (Japão), Lisboa e Madrid (Espanha).
Com este resultado a triatleta portuguesa garante a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008.

Iraque

A notícia não é nova, mas a final inédita da edição de 2007 da Taça da Ásia (o equivalente asiático do Campeonato da Europa) disputada entre o Iraque a Arábia Saudita merece esta referência, mesmo que tardia.
Com uma equipa constituída por xiitas, sunitas e curdos, o Iraque venceu a final.
Porém, apenas um número reduzido dos seus jogadores regressou ao país com receio da violência que dilacera o Iraque.
Porque será que os políticos iraquianos não conseguem entender-se e constituir uma equipa capaz de vencer o jogo da PAZ?

sábado, 4 de agosto de 2007

As férias do Presidente

" Quando está no Algarve, Cavaco visita ainda a casa da família, em Boliqueime, que tem horta nas proximidades. “Gosta do contacto com o campo e vai com frequência ver as amendoeiras, alfarrobeiras, e apanhar laranjas com a esposa”, disse fonte próxima da família."
(via Correiodamanhã- o sublinhado é meu)

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Nosso grande líder

A foto é de Kim Il- Sung, conhecido por "Nosso Grande Líder e Camarada", antigo presidente da Coreia do Norte e pai do actual presidente, Kim Jong- Il. Não confundir com as palavras de Marques Mendes, "nosso grande líder", dirigidas a Alberto João, na festa do Chão da Lagoa, na Madeira.
Kim Il- Sung é considerado "presidente eterno" pela constituição da Coreia do Norte.

Para Dalila

Dalila Rodrigues não foi reconduzida no cargo de directora do Museu Nacional de Arte Antiga por ter opinião própria.
O mérito que revelou no desempenho do cargo- qualidade das exposições organizadas, aumento das receitas do museu, aumento do número de visitantes, novos mecenas privados- reconhecido pelos seus superiores hierárquicos, não é suficiente no Portugal de hoje.
Dalila pecou por pensar, ter uma opinião divergente e expressá-la!!
E, por isso, foi afastada.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Eu é que sou o engenheiro!

Segundo um comunicado da Procuradoria Geral da República (PGR) "em 13 de Março de 2007, um ilustre advogado denunciou ao procurador-geral da república um crime de falsificação de documento autêntico, envolvendo a licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa".
Na sequência desta denúncia, a procuradora- geral adjunta,Maria Cândida Almeida conduziu um inquérito que concluiu que da análise aos elementos de prova recolhidos resultou "não se ter verificado" a prática de crime de falsificação de documento.
Por isso, a PGR decidiu-se pelo arquivamento dos autos.
Entretanto, o gabinete do Primeiro- Ministro já reagiu, afirmando que " a conclusão deste processo deixa ainda mais claro o que muitos portugueses certamente já tinham percebido, que a campanha desenvolvida contra o primeiro-ministro foi totalmente destituída de fundamento e não teve outro objectivo senão o de caluniar e atacar pessoalmente o primeiro-ministro".
Mas, o problema do Primeiro- Ministro não é (ou foi) a eventual utilização de documentação falsa, antes o facilitismo de que Sócrates beneficiou na Universidade Independente para concluir a sua licenciatura.
E esse facilitismo não foi investigado.
E esse facilitismo é que é revelador do caracter de Sócrates.

A cobardia dos talibãs

O assassinato de Shim Sung-min, no Afeganistão, é mais um acto de cobardia perpretado pelo bando de terroristas talibã que sequestrou o grupo de 23 elementos da Igreja Presbiteriana da Coreia do Sul.
Mas a execução de reféns não deverá ficar por aqui, uma vez que um porta- voz dos terroristas já ameçou que tanto poderiam matar 1 ou 2 ou todos os sul- coreanos (agora apenas 21), expirado o prazo do novo ultimato dado ao governo afegão, para a libertação dos terroristas, presos naquele país, por troca com os sul- coreanos e porque aquele governo parece não dar sinais de querer ceder à chantagem.
Sofrimento, dor, impotência, angústia, num momento destes, não passam de meras plavras.
A primeira vítima foi Baek Hyung-kyu, de 42 anos, pastor presbiteriano e líder do grupo de missionários. A segunda vítima foi, então, Shim Sung- min, de 29 anos, que segundo o pai, só gostava de ajudar os outros.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

"Silly season" em Macau

Em pleno Verão, Macau continua a fervilhar de calor e de notícias que preenchem a actualidade local:
- a Polícia apanhou uma jovem menor de 14 anos de idade a trabalhar numa sauna, que em Macau é sinónimo de local de prostituição. A rusga da Polícia ocorreu depois de uma denúncia anónima ter alertado as autoridades para a existência de trabalhadoras ilegais naquele local, o que se veio a confirmar, pois a Polícia identificou 52 trabalhadoras ilegais, três das quais menores, sendo a mais jovem de 14 anos de idade. Todas as trabalhadoras ilegais eram oriundas do continente chinês.

- a direcção da Comissão Política do PSD-Macau foi a votos, e a única lista concorrente recebeu 23 votos a favor e um voto em branco, de um universo de 78 eleitores com capacidade para votar. Não é mau...O presidente eleito recebeu o apoio (e o beneplácito...) do deputado do PSD à Assembleia da República, eleito pelo círculo das comunidades, José Cesário, que visita regularmente Macau (ainda não percebi a utilidade prática destas visitas, uma vez que, para além das rondas pelas associações de "matriz portuguesa", limita- se a repetir as mesmas banalidades que profere nas visitas anteriores...). Entretanto, o presidente cessante, e que vive em Macau "desde o tempo do Jorge Álvares" (entenda-se há muitos anos), além de estar impedido de se recandidatar a um novo mandato, devia ter organizado as eleições há um ano atrás e não o fez (!!), decidiu impugnar as eleições organizadas à sua revelia (pelos visto tudo combinado entre o o presidente eleito e o senhor deputado Cesário) porque os militantes que agora votaram não tinham as quotas em dia, incluindo o presidente eleito!! Quem disse que em Macau não existe "silly season"?

Michelangelo Antonioni


Antonioni, nome grande do movimento neo-realista italiano, foi aclamado mundialmente com filmes que exploravam aquilo que, na sua opinião, representava a esterilidade emocional da sociedade moderna. Ficou também conhecido como o cineasta da incomunicabilidade, "mal-de-vivre" e do amor impossível.
O seu percurso internacional ficou marcado por prémios como o Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 1964, pelo filme "O Deserto Vermelho"; a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1967, pelo filme "Blow Up - História de um Fotógrafo"; e um prémio especial atribuído pelo júri do Festival de Cannes, pelo filme "Identificação de Uma Mulher", em 1982. Em 1995 foi homenageado com o Óscar de carreira e em 1997 recebeu o Leão de Ouro em Veneza, como reconhecimento pelo seu percurso de realizador.
O cineasta italiano faleceu aos 94 anos de idade.