domingo, 29 de abril de 2007

Os Simpsons

Nunca é de mais falar daquela que é a família mais engraçada e politicamente mais incorrecta do mundo. Tanto mais que estão de parabéns.
A família Simpsons ( Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie) comemora este mês os seus 20 anos de vida, que é como quem diz de carreira. Foi no dia 19 de Abril de 1987 que os Simpsons foram emitidos pela primeira vez na televisão norte-americana, à data inseridos num show de Tracey Ullman.
O sucesso foi tanto que dois anos depois ganharam a sua independência e tiveram honras de se estrear com um programa só seu (episódios de trinta minutos), que é hoje o desenho animado com maior longevidade nos EUA, com direito a um lugar no Guinness, o livro de recordes. Criada por Matt Groening e James L. Brooks, a família Simpsons tem sido um caso de sucesso.
O seu humor subversivo e as sátiras à classe média e ao modo de vida americano, colocando "o dedo nas feridas", e as suas críticas a outros países, têm granjeado fãs um pouco por todo o mundo.
O jeito preguiçoso de Holmer, o pai, o lado de mãe-galinha de Marge, o carácter traquinas de Bart, o primogénito, o ar certinho e responsável de Lisa, a filha do meio, e as primeiras palavras de Maggie têm encantado miúdos e graúdos e tornaram-se, até, numa instituição cultural.
Chama-se Springfield a cidade onde vive a família Simpsons. Não foi ao acaso a escolha do nome. Springfield é um nome comum nos EUA. Qualquer dos 51 estados tem a sua Springfield. E essa foi a forma encontrado pelos autores para garantir que a crítica feita nos desenhos animados fosse ainda mais abrangente.
Mas, o povo americano não é o único alvo das sátiras de Groening e Brooks. O resto do mundo não lhes escapa. E a polémica, por vezes, acaba por surgir, sobretudo junto dos sectores mais conservadores. Um dos casos que mais tinta fez correr envolveu o Brasil, que num dos episódios foi retratado com macacos andando pelas ruas e muita violência. Os brasileiros não gostaram.
No total, desde a estreia, os Simpsons já contam com perto de 400 episódios e é a série animada com maior número de participações especiais. A série já ganhou vários prémios, incluindo 21 Emmys.
E, agora, para Julho próximo, está previsto o lançamento do filme "Os Simpsons", realizada por David Silverman, com argumento de Matt Groening e James L. Brooks.
Segundo a revista Newsweek, numa sequência do filme, e desafiado pelo pai para tal, Bart vai aparecer nu, lançando- se em cima do seu skate pelas ruas de Springfield, passa em frente da multidão nas ruas, pelo meio do tráfico, sempre a tentar esconder-se de quem o observa. Mas acaba revelando "as suas partes mais íntimas ao mundo inteiro".