terça-feira, 17 de abril de 2007

Massacre

O balanço do número de vítimas do ataque, aparentemente perpetrado por um único homem, à Universidade de Virginia Tech, nos EUA, é até agora de 33 mortos (incluindo o atirador) e 26 feridos, na sua maioria estudantes.
Na próxima quinta-feira, passam-se oito anos sobre outro tiroteio que abalou os norte-americanos. A 19 de Abril de 1999, no Liceu de Columbine, em Littleton, no estado norte-americano do Colorado, dois estudantes mataram a tiro 12 dos seus colegas e um professor, antes de cometerem suicídio. O incidente ficou conhecido como o "massacre de Columbine".
Há meio ano, cinco jovens foram mortos numa escola amish na Pensilvânia.
Tal como então, a sociedade norte- americana volta a ser sacudida pelo debate em torno da facilidade no acesso às armas de fogo e da cultura de violência.
Apesar de sucessivos revezes legislativos ao longo dos anos e poucos avanços, nos EUA existem várias organizações que lutam no sentido de um maior controlo na venda e armas de fogo, nomeadamente:
- a "Coalition to Stop Gun Violence", grupo não partidário de 45 organizações que representa 100.000 membros, fundada em 1974, com o objectivo de banir a venda de armas de fogo e reforçar a legislação sobre o controlo de venda de armas nos EUA;
- o "Brady Center To Prevent Gun Violence", assim chamado desde 2001, em homenagem a Sarah e Jim Brady (porta- voz de Ronald Reagan, gravemente ferido aquando do atentado contra este antigo Presidente norte- americano, em Março de 1981) foi criado em 1974, originalmente designado "National Council to Control Handguns", por Mark Borinsky, vítima da violência de armas de fogo. Tem como objectivo a luta pela prevenção da violência provocada por armas de fogo;
- a "Orange County Citizens for the Prevention of Gun Violence" é uma organização não-governamental fundada, em 1995, por Charles e Mary Leigh Blek, em memória do seu filho Matthew, de 21 anos, assassinado em consequência de um assalto, ao qual não ofereceu resistência, com uma arma fabricada em Orange County, a sua cidade natal, e tem por objectivo a educação como prevenção para banir a violência provocada por armas de fogo.
Nos EUA morrem 15 crianças por dia, vítimas da violência praticada com armas, e 40% dos lares norte- americanos com crianças possuem armas.