sábado, 13 de outubro de 2007

Al Gore

O Prémio Nobel da Paz de 2007 foi atribuído a Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climatéricas.
O presidente do Comité Nobel justificou a atribuição do prémio pelo "esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças".
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) é um grupo científico criado pelas Nações Unidas em 1988 que tem como objectivo monitorizar as alterações climáticas e analisar o conhecimento científico sobre o assunto. Em Fevereiro deste ano, o IPCC divulgou um relatório em que confirmou a extensão do aquecimento terrestre em curso e o grau de responsabilidade humana neste fenómeno.
Al Gore fez das alterações climatéricas a sua imagem de marca e venceu este ano o óscar para o "Melhor Documentário"pelo seu filme "Verdade Inconveniente".
Filme que um juiz britânico, recentemente, considerou conter algumas imprecisões ou "não verdades" e ter um conteúdo político.
Seja como for, o filme de Al Gore teve o mérito de abalar com as consciências em todo o mundo, e desde então, nunca se falou de tanto sobre o aquecimento global.