segunda-feira, 30 de julho de 2007

A Última Ceia

"A Última Ceia", a célebre obra do artista renascentista Leonardo da Vinci, está de novo a ser objecto de especulações, depois do romancista Dan Brown ter baseado o seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando que Jesus tinha casado com Maria Madalena, tendo um filho com ela.
Agora, Slavisa Pesci, um especialista em informática e estudioso amador, afirma que a sobreposição de "A Última Ceia", com a sua imagem reflectida no espelho, cria uma imagem contendo uma figura que parece um cavaleiro templário e outra pessoa segurando um bebê.
A nova "teoria" tem vindo a ser divulgada em sites na internet que só na manhã de quinta- feira passada receberam 15 milhões de visitantes, pelo que tiveram de encerrar.
Na versão sobreposta, uma figura à esquerda de Cristo parece segurar um bebê nos braços, disse Pesci, mas ele não faz sugestões de que a criança possa ser filha de Cristo.
Judas, que no quadro é mostrado à direita de Cristo, aparece em um espaço vazio no lado esquerdo na imagem sobreposta.
E Pesci também sugere que a versão sobreposta mostra um cálice diante de Cristo e ilustra quando Ele abençoou o pão e o vinho na ceia com seus apóstolos.