segunda-feira, 9 de julho de 2007

7 Maravilhas do Mundo?

Nos concursos cujos vencedores são eleitos por votação popular acontecem coisas estranhas.
E, ainda hoje, os brasileiros, principalmente os cariocas, ainda devem estar a tentar perceber como conseguiram eleger a estátua do Cristo Redentor para uma das 7 Maravilhas do Mundo.




Templo de Angkor

Claro, que neste concurso a votação era feita pelo telefone ou internet e o Brasil é um dos países onde a taxa de utilização da internet é muito elevada e a mobilização das pessoas para votar foi grande!


Templo de Angkor


Na verdade, a estátua do Cristo Redentor tem um reduzido valor arquitectónico ou artístico ( apesar da sua grande dimensão, pois tem 38 metros de altura) e vale, sobretudo, pela sua localização e o deslumbramento provocado pela vista da cidade, ou não fosse o Rio a cidade maravilhosa.
Mas, o que estava em jogo, não era a cidade, era a estátua.
Templo de Angkor: vista aérea

Um dos locais preteridos nesta "eleição" foi Angkor Wat (Templo de Angkor), localizado na cidade de Siem Reap, no Cambodja, cuja riqueza arquitectónica é incomparável com a estátua do Cristo Redentor.


Templo de Angkor: vista aérea

Angkor, antiga capital khmer, foi edificado durante o séc. XII (ou 12 para os brasileiros), tendo a sua construção demorado 30 anos, é o expoente máximo da arquitectura khmer e hindu e foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, em 1992.
Ocupa um espaço de 81 hectares e é um dos principais locais arqueológicos da Ásia.

Templo de Angkor: escadaria de acesso a uma das 5 torres

Só faltava que a Estátua da Liberdade também ganhasse, mas os EUA andam numa "maré baixa" de popularidade e assim, ganhou só o Cristo Redentor e, por isso, o Brasil está de parabéns.
Viva o voto popular!!