quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Vai uma Mini?


Que os britânicos não gostam da Europa, todos sabemos.
Que os britânicos entendem que não precisam da Europa, e muito menos da União Europeia (UE), todos sabemos!
Que os britânicos estão na UE por causa dos benefícios que dela possam retirar, todos sabemos!
Que os britânicos sempre que podem, tentam desestabilizar a UE, todos sabemos!
Que os britânicos apreciam a marcação de mini-cimeiras que envolvam os "Grandes" da UE (que ocorrem quase sempre por sua iniciativa), todos sabemos!
E foi isso que voltou a suceder, com mais uma "mini" convocada pelo Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown e que reuniu a Chanceler alemã, o Presidente francês e o Primeiro-Ministro italiano.
De notar que este último só foi convidado depois de Roma ter protestado por não ter sido inicialmente convidado...
E mesmo o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, só esteve presente pelo desconforto que a iniciativa provocou nos pequenos países!
Ausentes, estiveram a Eslovénia, que preside este semestre à UE, o porta- voz do euro, o Primeiro-Ministro do Luxemburgo e o Alto Representante europeu para a Política Externa, Javier Solana.
Oficialmente, o encontro foi justificado por se tratar dos quatro membros europeus do G8 que teriam de preparar a reunião dos respectivos ministros das Finanças, que vai decorrer em Tóquio no próximo mês de Fevereiro.
O Primeiro-Ministro belga chegou a afirmar que "a Europa não é feita unicamente para os grandes, mas para todos os cidadãos europeus, Estados e populações, incluindo os pequenos!".
Espírito europeu?!