segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Taiwan

Edifício 101- Taipé
Pequim deve estar rejubilante com a vitória esmagadora do Kuomintang (KMT), herdeiro dos nacionalistas derrotados pelos comunistas de Mao e que se refugiaram em Taiwan, nas eleições legislativas, onde o partido nacionalista obteve 81 dos 113 assentos do Parlamento (e mais 5 dos partidos aliados).
O grande derrotado foi o partido (DPP) do ainda Presidente do país, Chen Shui- Bian que já se demitiu da liderança do partido.
Face a estes resultados, é previsível a vitória do candidato presidencial apoiado pelo KMT nas eleições que se realizam no próximo mês de Março.
Os resultados das eleições agora realizadas vão, obviamente, ter consequências políticas imediatas na região permitindo algum desanuviamento, pois o KMT defende uma aproximação política e económica ao continente chinês e um maior diálogo com a Pequim.
Este sério revés infligido pela população de Taiwan ao partido de Chen é o resultado dos 8 anos de governação do DPP e a sua incapacidade para ultrapassar o abrandamento económico que a "ilha rebelde" atravessa e os escândalos de corrupção que mancharam o círculo mais próximo do Presidente Chen (envolvendo a sua própria mulher).
A economia de Taiwan é uma das 20 mais importantes do mundo (o edifício "101" já foi o mais alto do mundo e pretende ser a actual imagem de Taipé, e da ilha, sofisticada e moderna).