sábado, 12 de janeiro de 2008

A meter água

(foto do Jornal Tribuna de Macau)


A senhora directora da Capitania dos Portos de Macau refutou responsabilidades no acidente entre os dois jetfoils que faziam a ligação Macau-Hong Kong (HK), ocorrido ontem à noite, declarando que " o acidente não esteve relacionado com o cancelamento da medida de navegação de sentido único, porque ocorreu já fora da área de aplicação da medida, fora da jurisdição de Macau".
De facto, o acidente ocorreu em águas territoriais sob jurisdição da província vizinha chinesa de Zhuhai.
Mas quem autorizou que os barcos zarpassem de Macau e de HK, ao mesmo tempo, apesar do intenso nevoeiro que ainda persistia?
Será que se essa medida não tivesse sido cancelada, o acidente teria ocorrido?
É que a navegação de sentido único impõe a circulação à vez, de cada barco, e, consequentemente, só um barco estaria a navegar...
Recorde-se que a navegação entre Macau e HK esteve suspensa durante a tarde devido ao intenso nevoeiro que envolveu sobre toda esta zona (note-se que da parte da manhã já tinha ocorrido um pequeno acidente que envolveu um jetfoil e uma embarcação de pesca, do qual resultaram apenas ligeiros danos materiais).
Perto do final da tarde, passou a ser autorizada a navegação de sentido único, medida preventiva que foi cancelada ao princípio da noite.
A seguir ocorreu o acidente, que feriu 133 pessoas, das quais 19 em estado grave.
Segundo os jornais locais os barcos envolvidos no acidente fizeram o percurso até Macau pelos seus próprios meios (ou seja sem o auxílio dos rebocadores) e demoraram cerca de hora e meia a atracar no cais de Macau.
A preocupação imediata das autoridades locais foi no sentido de refutar responsabilidades (e com desculpas toscas) do que em tentar descobrir a(s) causa(s) ou apurar os responsáveis do acidente, bem como assegurar o bem-estar de todos aqueles que utilizam este meio de deslocação.
Se os barcos que fazem as ligações entre Macau e HK não têm condições de navegabilidade quando está intenso nevoeiro, como é possível que os mesmo assegurem condições mínimas de segurança para os seus utentes quando circulam de noite?
Pelo comportamento que as autoridades locais agora demonstraram a culpa vai morrer solteira!!