quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pena pesada ou exemplar?

Conduta chocante, caracter predatório, verdadeiramente insaciável e máquina de fazer dinheiro.
Estas são algumas das expressões utilizadas pelo Presidente do Tribunal de Última Instância (TUI), equivalente ao português Supremo Tribunal de Justiça, na leitura da sentença que condenou o antigo Secretário dos Transportes e Obras Públicas, Ao Man Long, a 27 anos de prisão e 240 mil patacas de multa, cerca de 24 mil euros (ou mais seis meses de prisão).
Aquele cúmulo jurídico resultou das penas aplicadas a 40 crimes de corrupção passiva, 13 crimes de branqueamento de capitais, 1 por abuso de poder, 1 por inexactidão dos elementos da declaração de redimentos e 1 por riqueza injustificada.
Aquele ex-governante, detido em 6 de Dezembro de 2006, constitui o caso mais grave de corrupção, ocorrido em Macau, desde a transferência de soberania para a China.
A decisão judicial, agora conhecida, não é passível de recurso porque Ao Man Long foi julgado pelo TUI (topo da organização judiciária), e essa possibilidade já foi afastada por um dos seus juizes, em decisão expressa sobre esta matéria.
O que é discutível, uma vez que o recurso constitui um direito fundamental.
Quanto à pena em si, obviamente que ela é pesada (se bem que o limite máximo previsto na lei penal de Macau seja de 30 anos), mas os crimes de que o ex-Secretário vinha acusado eram (demasiado) graves.
Mas é impossível não deixar de notar que a corrupção é um tema politicamente sensível em toda a China.
E que, se este julgamento tivesse ocorrido no continente chinês, a decisão judicial não deixaria de ser outra que a pena de morte.
Mesmo internamente, a decisão deste caso era premente, para demonstrar à população local que a Administração é implacável na luta contra a corrupção e o uso indevido de dinheiros públicos.
Daí a necessidade de tornar este caso (e a pena aplicável) como exemplar.

Vai uma Mini?


Que os britânicos não gostam da Europa, todos sabemos.
Que os britânicos entendem que não precisam da Europa, e muito menos da União Europeia (UE), todos sabemos!
Que os britânicos estão na UE por causa dos benefícios que dela possam retirar, todos sabemos!
Que os britânicos sempre que podem, tentam desestabilizar a UE, todos sabemos!
Que os britânicos apreciam a marcação de mini-cimeiras que envolvam os "Grandes" da UE (que ocorrem quase sempre por sua iniciativa), todos sabemos!
E foi isso que voltou a suceder, com mais uma "mini" convocada pelo Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown e que reuniu a Chanceler alemã, o Presidente francês e o Primeiro-Ministro italiano.
De notar que este último só foi convidado depois de Roma ter protestado por não ter sido inicialmente convidado...
E mesmo o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, só esteve presente pelo desconforto que a iniciativa provocou nos pequenos países!
Ausentes, estiveram a Eslovénia, que preside este semestre à UE, o porta- voz do euro, o Primeiro-Ministro do Luxemburgo e o Alto Representante europeu para a Política Externa, Javier Solana.
Oficialmente, o encontro foi justificado por se tratar dos quatro membros europeus do G8 que teriam de preparar a reunião dos respectivos ministros das Finanças, que vai decorrer em Tóquio no próximo mês de Fevereiro.
O Primeiro-Ministro belga chegou a afirmar que "a Europa não é feita unicamente para os grandes, mas para todos os cidadãos europeus, Estados e populações, incluindo os pequenos!".
Espírito europeu?!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Tempo (muito) frio

O tempo (muito) frio e tempestades de neve têm assolado a zona central do continente chinês, como ilustra a foto, retirada do sítio do Diário do Povo, respeitante à cidade de Guiyang, na província de Guizhou.

Já chegou?

O Makukula já é jogador do SLBenfica?
Se o ridículo fosse música, LFVieira seria maestro, não?....

África minha

A violência no Quénia, um dos poucos paises africanos aparentemente estável, parece não dar mostras de terminar nos próximos tempos.
Antes pelo contrário!
Apesar dos esforços de mediação da comunidade internacional, incluindo do ex-secretário geral da ONU, Kofi Anann.
E, mais uma vez, a violência surge bem organizada e premeditada pelas direcções partidárias associadas a grupos étnicos, que não hesitam em matar para agitar os ódios e, desse modo, facilitar as limpezas étnicas.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Lego

Os jogos LEGO foram criados há 50 anos.
Apesar da concorrência dos jogos electrónicos e das crises porque este negócio de origem dinamarquesa tem passado, sete caixas de Lego são vendidas em cada segundo em todo o Mundo e 19 mil milhões de elementos são fabricados anualmente.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Oba,Oba!!

Um decreto real saudita vai autorizar que as mulheres daquele Reino possam pernoitar em hotéis, sózinhas(!), sem a acompanhia de um guardião do sexo masculino, bastando para tal a apresentação de um documento de identificação com fotografia.
Em seguida, essa informação deverá ser enviada pelo hotel para a esquadra da polícia mais próxima!!
Mas, as mulheres sauditas vão continuar a ter de enfrentar muitas restrições no seu quotidiano, tais como a proibição de conduzir, andar na rua sem a companhia de um homem, comparecer perante um juiz ou até viajar para o estrangeiro sem autorização do guardião masculino!
Que terá dado aos sauditas para tomarem esta medida e "perderem a cabeça" desta forma??!!
Um dia destes dias ainda autorizam as mulheres a conduzir, queres ver??

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sem título

Heath Ledger
(04/04/1979-22/01/2008)

Óscar

Os nomeados deste ano à estatueta dourada já foram tornados públicos, com a australiana Cate Blanchett nomeada nas categorias de melhor actriz secundária em I´m not there e de melhor actriz em Elizabeth: A idade do ouro.
Os filmes com mais nomeações são Este país não é para velhos (No country for old men) e Haverá Sangue (There will be blood), com 8 cada um.
Filmes onde se destacam os nomes, respectivamente, de Daniel Day-Lewis, nomeado para melhor actor, e de Javier Bardem, com nomeação para melhor actor secundário (e já vencedor do globo de ouro na mesma categoria).
Expiação (Atonement) poderá brilhar como melhor filme, bem como os irmãos Cohen, que dirigiram Este país não é para velhos, em melhor realizador.
A festa está agendada para o dia 24 de Fevereiro, no Teatro Kodak em Los Angeles, se entretanto a greve dos guionistas terminar.

Porqué no te callas??

Luís Filipe Menezes defendeu que, com a revisão constitucional de 2009, deverão ser perspectivados, "sem alterar a lógica do sistema semipresidencial, alguns reforços dos poderes presidenciais consentâneos com a postura deste Presidente da República".
Se bem que, aquilo que este líder diz hoje, amanhã já não conta....

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ser gestor

As reformas dos ex-gestores do BCP, incluindo de dois ex-presidentes, vão custar ao banco cerca de 70 milhões de euros, valor que ultrapassa os custos da OPA sobre o BPI (que rondou os 65 milhões de euros) e vai ser registado nas contas de 2007.
De facto, ser gestor em Portugal faz lembrar o ditado popular, segundo o qual "quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não tem arte"!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pessimismo


As notícias sobre os indicadores económicos mundiais que vão surgindo, nestes primeiros dias de 2008, não auguram optimismo.
E, se as expectativas já não eram as melhores, os indicadores agora revelados ainda conseguem agravar o sentimento, pois os indícios de que os EUA caminham para uma recessão continuam a avolumar-se.
O mercado do consumo norte-americano está a ser afectado pela crise no imobiliário e no crédito, como provam os resultados divulgados de que as vendas a retalho sofreram uma quebra significativa.
O Citigroup, maior banco dos EUA, apresentou prejuízos astronómicos, o que revela que os efeitos da crise no imobiliário e no crédito ainda se fazem sentir.
Na Europa, a recessão anda longe, por enquanto, mas o abrandamento da economia começa a dar sinais.
Nomeadamente, na economia alemã, onde o pessimismo é o principal indicador do sentimento económico, apesar do respectivo PIB ter quase atingido os 3%.
A subida dos preços também está a generalizar-se, tendo a inflação atingido os valores mais altos dos últimos anos em países como França, Itália ou Espanha, o que impede a descidas das taxas de juros para impulsionar a economia.
Antes, pelo contrário, a tendência das taxas deverá ser a subida, o que por sua vez poderá induzir à recessão.
As bolsas continuam a descer e o dólar também.
Será que os economistas são pessimistas por natureza?

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

De gigantes

A visita que o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, está a fazer à China tem como objectivo estreitar os laços comerciais e militares entre os dois gigantes asiáticos e resolver velhas questões fronteiriças entre ambos os países.
Além disto, a India e a China, através do primeiro-ministro Wen Jiabao, assinaram, ainda, um documento de 7 páginas, com a visão partilhada pelos dois países sobre o séc. XXI, em diversas matérias, nomeadamente economia, política, energia, mudanças climatéricas, desarmamento, terrorismo, religião, trocas comerciais regionais, defesa e questões fronteiriças.
Este documento foi classificado, pelo primeiro-ministro indiano Singh, como "um marco histórico na evolução das relações bilaterais".
Esta visita de Estado tem de ser considerada histórica pelo passado pouco amistosa entre ambos os países, cujos líderes actuais parecem, finalmente, entender as enormes vantagens internas e influência no mundo, que India e China, unidos, poderão alcançar ao longo deste século.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Taiwan

Edifício 101- Taipé
Pequim deve estar rejubilante com a vitória esmagadora do Kuomintang (KMT), herdeiro dos nacionalistas derrotados pelos comunistas de Mao e que se refugiaram em Taiwan, nas eleições legislativas, onde o partido nacionalista obteve 81 dos 113 assentos do Parlamento (e mais 5 dos partidos aliados).
O grande derrotado foi o partido (DPP) do ainda Presidente do país, Chen Shui- Bian que já se demitiu da liderança do partido.
Face a estes resultados, é previsível a vitória do candidato presidencial apoiado pelo KMT nas eleições que se realizam no próximo mês de Março.
Os resultados das eleições agora realizadas vão, obviamente, ter consequências políticas imediatas na região permitindo algum desanuviamento, pois o KMT defende uma aproximação política e económica ao continente chinês e um maior diálogo com a Pequim.
Este sério revés infligido pela população de Taiwan ao partido de Chen é o resultado dos 8 anos de governação do DPP e a sua incapacidade para ultrapassar o abrandamento económico que a "ilha rebelde" atravessa e os escândalos de corrupção que mancharam o círculo mais próximo do Presidente Chen (envolvendo a sua própria mulher).
A economia de Taiwan é uma das 20 mais importantes do mundo (o edifício "101" já foi o mais alto do mundo e pretende ser a actual imagem de Taipé, e da ilha, sofisticada e moderna).

Desprezo

A demora do Governador do Banco de Portugal em se deslocar ao Parlamento mais cedo é uma atitude que revela o maior desprezo pela Assembleia da República.
Constâncio esquece-se que a sua atitude desrespeita aqueles que os portugueses elegeram como seus representantes, enquanto o seu lugar, de Governador do banco central, é de nomeação política.
A audição parlamentar do Governador do Banco de Portugal destina-se a esclarecer o seu papel fiscalizador do sistema financeiro, mas parece que o senhor Governador terá pouco para esclarecer!

sábado, 12 de janeiro de 2008

A meter água

(foto do Jornal Tribuna de Macau)


A senhora directora da Capitania dos Portos de Macau refutou responsabilidades no acidente entre os dois jetfoils que faziam a ligação Macau-Hong Kong (HK), ocorrido ontem à noite, declarando que " o acidente não esteve relacionado com o cancelamento da medida de navegação de sentido único, porque ocorreu já fora da área de aplicação da medida, fora da jurisdição de Macau".
De facto, o acidente ocorreu em águas territoriais sob jurisdição da província vizinha chinesa de Zhuhai.
Mas quem autorizou que os barcos zarpassem de Macau e de HK, ao mesmo tempo, apesar do intenso nevoeiro que ainda persistia?
Será que se essa medida não tivesse sido cancelada, o acidente teria ocorrido?
É que a navegação de sentido único impõe a circulação à vez, de cada barco, e, consequentemente, só um barco estaria a navegar...
Recorde-se que a navegação entre Macau e HK esteve suspensa durante a tarde devido ao intenso nevoeiro que envolveu sobre toda esta zona (note-se que da parte da manhã já tinha ocorrido um pequeno acidente que envolveu um jetfoil e uma embarcação de pesca, do qual resultaram apenas ligeiros danos materiais).
Perto do final da tarde, passou a ser autorizada a navegação de sentido único, medida preventiva que foi cancelada ao princípio da noite.
A seguir ocorreu o acidente, que feriu 133 pessoas, das quais 19 em estado grave.
Segundo os jornais locais os barcos envolvidos no acidente fizeram o percurso até Macau pelos seus próprios meios (ou seja sem o auxílio dos rebocadores) e demoraram cerca de hora e meia a atracar no cais de Macau.
A preocupação imediata das autoridades locais foi no sentido de refutar responsabilidades (e com desculpas toscas) do que em tentar descobrir a(s) causa(s) ou apurar os responsáveis do acidente, bem como assegurar o bem-estar de todos aqueles que utilizam este meio de deslocação.
Se os barcos que fazem as ligações entre Macau e HK não têm condições de navegabilidade quando está intenso nevoeiro, como é possível que os mesmo assegurem condições mínimas de segurança para os seus utentes quando circulam de noite?
Pelo comportamento que as autoridades locais agora demonstraram a culpa vai morrer solteira!!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Em França

Carla Bruni+ Nicolas Sarkozy


Em França, a vida política vai animada...não estará o Presidente francês a expor demasiado a sua vida privada?

Por Alcochete

A decisão preliminar do Governo Sócrates de escolher Alcochete, por razões técnicas e financeiras, para a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa, é de louvar, uma vez que essa solução parece ser a mais adequada aos interesses do país.
A decisão governamental fundamenta-se no estudo encomendado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), documento que indica Alcochete como "globalmente mais favorável" que a OTA, efectuado na sequência de um outro estudo, patrocinado pela Confederação da Indústria Portuguesa, sobre Alcochete.
Mas, a decisão apenas se tornará definitiva, depois de concluído um estudo de avaliação ambiental estratégico.
A decisão agora tornada pública, mais do que um recuo do Governo, coloca numa posição politicamente insustentável o Ministro Mário Lino (o Sr. "Jamé"), depois da defesa (e dos termos utilizados) que este fez da opção OTA, sendo claramente insuficiente o mea culpa que já fez.
Duas notas finais: como foi possível que sucessivos governos e governantes (incluindo os actuais) nunca tenham pensado em alternativas para a construção do aeroporto, sempre se insistindo na OTA, como a única possível, tendo a opção Alcochete (e o seu estudo de viabilidade) surgido apenas por iniciativa de uma entidade privada?
Cavaco Silva esteve muito bem em todo este processo, revelando a ponderação, cautela e equilíbrio que o Governo nunca soube ou quis revelar, criando, simultaneamente, condições políticas para que este mesmo Governo pudesse recuar numa decisão que teimosamente persistia em querer manter.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Cisão

O Partido da Nova Democracia, o "partido de Manuel Monteiro", sofreu uma cisão!
Cisão??!!
Mas, será que é possível?
Terá o PND assim tantos militantes que lhe permita ter um cisão?

Jornalismo?

O diário Público noticiava na sua edição de ontem, 9 de Janeiro, página 20:
Hillary não desiste, mesmo depois da derrota anunciada de New Hampshire

Porém, contados os votos no final do dia, Hillary acabou por ganhar em New Hampshire!!
Para "derrota anunciada", a senadora Clinton, candidata à nomeação democrata para as presidenciais americanas, saiu-se bem.
Que irá escrever hoje o Público?

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O cair de Co

Co Adriaanse, antigo treinador do FCPorto, foi condenado pela justiça da FIFA, a pagar uma indemnização de 1,150 milhões de euros ao seu antigo clube, por rescisão unilateral do contrato de trabalho.
A decisão do juiz da FIFA justifica a sua decisão porque " as explicações do treinador contêm várias contradições e que este é o responsável pela quebra do contrato de trabalho".

Interferências

O PS não vai autorizar a ida do Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, à Assembleia da República, antes de 15 de Janeiro, data da Assembleia-Geral do BCP, para prestar esclarecimentos sobre o "processo BCP", porque não pretende que haja "interferências" no processo de decisão dos accionistas do Banco.
Interferências??
Mas então o que os socialistas andaram a fazer, nos últimos tempos, não foi interferir na gestão do maior banco privado português??

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

LeYa

A concentração de várias editoras portuguesas (como a D. Quixote, TextoEditora, ASA, Caminho e NovaGaia, entre outras) em torno da holding de Paes do Amaral, através da marca LeYa, mais que desconfianças pode gerar dúvidas no sucesso do, agora, maior grupo editorial português.
Num país caracterizadamente descrito como de (quase) ignorantes ou analfabetos, que preferem ler a "BOLA", a "MARIA" ou o "CORREIO DA MANHÃ" a um bom livro, que razões poderão levar um bem sucedido empresário, como Paes do Amaral, a comprar um conjunto de editoras portuguesas?
É verdade que o grupo passará a dominar a área escolar com uma quota de mercado de 35%, o que representa 2/3 dos resultados do grupo, para o corrente ano, mas será tal suficiente para garantir o seu sucesso?
Um dos propósitos do grupo é exportar os livros escritos por portugueses.
Para já é de louvar a criação do "Prémio LeYa de Romance", no valor de 100 mil euros, a atribuir, anualmente, a uma obra literária ( e não ao conjunto da obra de um autor como o Prémio Camões) e a ele poderão concorrer todos os autores de língua portuguesa.
O anúncio do vencedor será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt (de 15 a 19 de Outubro).

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Porreiro, pá!

"Em todos estes anos sempre pude dizer que o ano que começa agora vai ser melhor que o ano anterior. Foi assim em 2005, foi assim em 2006 e tenho todos os motivos para vos dizer que o ano de 2008 será ainda melhor que o de 2007".

Declarações de José Sócrates, no final do Conselho de Ministros informal de ontem.
Importa-se de repetir??!!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Figuras e factos de 2007 (II)

Em relação ao estrangeiro, eis a figura e o facto que marcaram 2007:

FIGURA DO ANO- INTERNACIONAL


AL GORE

O antigo vice-presidente norte-americano merece o destaque a nível internacional pelo seu empenhamento na luta contra o aquecimento global e as alterações climatéricas provocadas por acção do homem. O seu prestígio e as suas palestras têm permitido chamar a atenção das pessoas para os problemas que o planeta atravessa.


FACTO DO ANO- INTERNACIONAL

CRISES HUMANITÁRIAS EM ÁFRICA

Os dramas em África, em especial no Darfur, na Somália, no Zimbabwé, em Angola ou mais recentemente no Quénia merecem toda a atenção da comunidade internacional.
E os responsáveis por esas crises humanitárias são os mesmos tiranos africanos, que aquando da Cimeira UE/África, reclamaram dos europeus uma indemnização pelo passado colonialista.
É impossível calar a revolta perante todos estes dramas que assolam o continente africano e a hiprocrisia dos seus dirigentes.

Figuras e factos de 2007 (I)

Quando se aproxima o final de cada ano é usual escolher as figuras e os factos que mais se destacaram no ano que termina (ou terminou).
Eis a figura e o facto que marcaram o ano de 2007 em Portugal:

FIGURA DO ANO- NACIONAL

Vanessa Fernandes

Pelas suas brilhantes vitórias ao longo do ano, pela sua juventude, determinação, força de vontade, esforço, alegria e dedicação, num perfeito contraste com o país, um Portugal deprimido, descrente e infeliz. Que o exemplo da atleta sirva de inspiração ao país e que, em 2008, Vanessa Fernandes consiga as vitórias que almeja e merece.


FACTO DO ANO- NACIONAL

SINISTRALIDADE AUTOMÓVEL

Os números da sinistralidade automóvel em Portugal continuam a ser dramáticos. As mortes, os feridos graves e ligeiros (e a quantidade de chapa batida) retratam bem a ignorância pelas regras elementares de condução, a falta de civismo e um comportamento assassino ao volante que os portugueses insistem a preservar. Como mudar este fado lusitano?

sábado, 5 de janeiro de 2008

2008- Feliz Ano Novo

Ano Novo, Vida Nova!
É um lugar comum mas não tem de ser necessariamente uma banalidade.
Este é o primeiro post do ano de 2008 e só isso justifica a foto acima.
Mas este Ano Novo adivinha-se de mudanças.
Daí a vida nova...
Que venham e sejam boas.
É banal mas é tradição: que 2008 seja um ano com paz, saúde e felicidade.