quarta-feira, 12 de março de 2008

A ameaça militar da China

Em 2008, o orçamento militar chinês vai registar um aumento de 17,6% (depois de em 2007 o aumento registado ter sido o maior da década).
Apesar dos responsáveis militares reafirmarem que a China tem um poder militar limitado destinado a salvaguardar a soberania chinesa e a segurança do país, o seu poderio desde há muito que inquieta os vizinhos asiáticos, nomeadamente o Japão, e os norte-americanos, que acusam os chineses de falta de transparência.
O Pentágono desconfia que os gastos chineses com a defesa seja o triplo do valor que é oficialmente anunciado, o que a ser verdade representará o dobro da despesa militar japonesa.
De acordo com os números oficiais chineses, o seu orçamento militar representa apenas 7% do orçamento militar norte-americano (incluindo as despesas com a presença no Afeganistão e a guerra no Iraque).
Por outro lado, especialistas norte-americanos em defesa consideram que o atraso militar chinês é de tal ordem que a China não representa qualquer ameaça ou perigo para os Estados Unidos.
Mas, será que os números oficiais chineses serão fidedignos?