quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sem governo

A Bélgica está sem governo há 249 dias ( o governo interino, em funções, apresentou a demissão ao Rei Alberto no dia 26 de Abril de 2010), embora o recorde pertença ao Iraque que esteve 289 dias sem governo.
Os belgas já tentaram pressionar os políticos de diversas formas ( alguns até já sugeriram que as mulheres dos políticos fizessem uma greve de sexo...ou os homens deixassem crescer a barba até haver governo).
Agora, os jovens decidiram convocar uma manifestação de protesto, na qual pretendem sugestivamente despir-se, bem como proceder à distribuição gratuita de batatas fritas ( pois estas são um dos ícones do país).
Daí o protesto já estar ser apelidado de "revolução das batatas fritas".
O impasse resulta de um desacordo de fundo sobre o futuro do país no plano institucional e financeiro, nomeadamente sobre a transferência de competências federais para as regiões e uma maior responsabilização financeira das mesmas que é exigida pelos flamengos. Mas os francófonos temem um esvaziamento progressivo do Estado central e o empobrecimento das regiões em que são maioritários, Bruxelas e Valónia.