quarta-feira, 20 de julho de 2011

Murdoch

A história de Rupert Murdoch, de nacionalidade australiana, é a de um homem de sucesso.
Conseguiu transformar um jornal local, herdado do seu progenitor, num império internacional de comunicação social (desde os tablóides ingleses, como o News of the World, até à cadeia FOX nos EUA e às suas ramificações para a Europa e, nomeadamente, para Portugal).
Agora caiu em desgraça, depois de serem tornadas públicas as suas ligações perigosas a políticos e à polícia ingleses, que lhe permitiam encobrir os métodos ilegais (através de escutas) utilizados na busca dos escândalos (verdadeiros ou inventados) que faziam as primeiras páginas dos tablóides ingleses.
Este é um caso onde a liberdade de imprensa foi posta em causa pela promiscuidade (cumplicidade?) existente entre o chamado quarto poder (a informação), o poder económico e o poder político (o executivo, ou seja os vários governos ingleses).
Mas foi também esta mesma liberdade de imprensa que permitiu pôr a nú estas ligações perigosas que abanaram o actual governo conservador e provocaram a demissão dos principais dirigentes da Polícia inglesa.  
Outra consequência deste escândalo foi o encerramento do News of the World, ao fim de 168 anos de existência, quando liderava a lista dos semanários mais vendidos, com mais de 2,6 milhões de exemplares.