sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Poupança

Hoje comemora-se o dia mundial da poupança.
Haverá alguma coisa que os portugueses consigam poupar?
Carestia de vida, baixos rendimentos, febre consumista, endividamento à banca são as piceladas que pintam o retrato das famílias portuguesas.
E os números são como o algodão.
Não enganam.
Os portugueses nunca estiveram tão endividados.
E é a falta de poupança, bem como o elevado nível de endividamento das famílias que está hipotecar Portugal ao exterior.
A dívida ao estrangeiro deverá ultrapassar os 100% da riqueza gerada no país.
Os portugueses endividam-se aos bancos que por sua vez têm de recorrer aos bancos de fora para conseguir o dinheiro que a (tradicional) falta de poupança dos portugueses não lhe permite obter.
Afinal, o negócio da banca é criar dívida e não poupança!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Hu Jia

O senhor da foto chama-se Hu Jia.
Foi detido pelas autoridades chinesas em Novembro do ano passado e, mais tarde, acusado, "julgado" e condenado, em Abril, a três anos e meio de prisão por tentativa de subversão na sequência de declarações publicadas na internet e de entrevistas concedidas à imprensa estrangeira.
Já antes de ser detido, Hu Jia tinha estado em prisão domiciliária e tinha sido sequestrado, sem que se soubesse do seu paradeiro.
Agora, foi agraciado pelo Parlamento Europeu com o "Prémio Sakharov Para a Liberdade de Pensamento".
Uma decisão que dignifica o Parlamento Europeu, que, desse modo, rejeitou as pressões e ameaças das autoridades chinesas, que chegaram a afirmar que "se o Parlamento Europeu atribuísse o prémio a Hu Jia, isso atingiria inevitavelmente o povo chinês e significaria uma deterioração das relações entre a China e a UE".
Hu Jia é um activista político cujo espectro de causas é vasto, defendendo, entre outros, a liberdade de expressão e os direitos dos doentes com SIDA, passando pelo antílope tibetano até à libertação dos prisioneiros políticos.
Este prémio provavelmente esgotar-se-à no seu simbolismo, mas para o premiado que lhe sirva de alento para a defesa das inúmeras causas que de forma discreta, mas activa, tem vindo a fazer ao longo da sua, ainda, jovem vida.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Diferenças

Não é novidade para ninguém que existem diferenças significativas no comportamento entre homens e mulheres.
Um estudo inédito da Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona de Lisboa veio revelar que tais diferenças também são notórias em termos de condução automóvel, quer quanto a comportamentos de risco, quer quanto a níveis de agressividade.
Após 4 anos de estudo, os investigadores descobriram que os homens violam mais as regras do Código da Estrada e distraem-se mais ao volante do que as mulheres.
Por seu lado, elas denunciam uma maior agressividade em resposta às infracções cometidas pelos outros automobilistas.
Pois.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Felicidade nacional

O Viagra celebra, nestes dias, dez anos em Portugal.
Também é conhecido pelo comprimido azul.
Agora, já não está sozinho no mercado, havendo outros dois fármacos que utilizam a mesma substância activa, a Sildenafil.
Dados estatísticos revelam que, em Portugal, ao longo de 2008, vão ser vendidas mais de 600 mil embalagens de medicamentos para combater a disfunção eréctil (vulgo impotência...), o que representa 1643 embalagens por dia.
E, se cada embalagem contém 4 comprimidos, isso significa que são possíveis mais de 2,4 milhões de relações sexuais.
Felicidade nacional??

domingo, 12 de outubro de 2008

Caloteiros

Que os tempos estão dificeis, todos o sabemos.
Que sempre houve devedores ou, se preferirmos outra designação, caloteiros, também o sabemos.
Tudo isto vem a propósito da lista que as operadoras de telemóveis decidiram criar com o nome e a identificação de todos aqueles que não pagam as contas e saltam de operadora em operadora e, portanto, de calote para calote.
Porém, a Comisssão Nacional de Protecção dos Dados (CNPD) fixou em 10 anos, o período máximo de conservação de clientes naquela lista de devedores, findo o qual as operadoras não poderão recusar a prestação do serviço.
Será que esta decisão da CNPD poderá frustar a finalidade da criação da lista e estar-se-à a reabilitar o assinante incumpridor?
Ou 10 anos é um período "razoável"?
A verdade é que, por ano, são cancelados cerca de 200 mil cartões por falta de pagamento....

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Medicina 2008

Pelo prestígio (e por alguma polémica à mistura) que os prémios souberam grangear ao longo de décadas, a divulgação pública dos laureados é sempre notícia de destaque.
Soube-se, agora, que o Comité Nobel para a Medicina decidiu atribuir o prémio deste ano a três cientistas que dedicaram as suas vidas à área da virulogia: ao alemão Harald zur Hausen, pela descoberta do vírus causador do cancro no útero e aos franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi, pela descoberta do vírus causador do HIV (na foto da esquerda para a direita).
Desde a criação do prémio em 1901, Barré-Sinoussi é apenas a oitava mulher premiada com um Nobel da Medicina.