terça-feira, 30 de março de 2010

Terceiro aniversário

O tempo passa rápido!
Mas, isso todos sabemos, embora apenas em certas ocasiões, tal se sinta de uma forma mais intensa.
Foi a 30 de Março de 2007 que este blog nasceu.
Como um diário onde ficam expressas algumas reflexões sobre o mundo que nos rodeia.
Muita coisa mudou na vida de quem o escreve.
Daí a inconstância dos posts que vão sendo publicados.
No primeiro ano de vida, a disponibilidade era maior e se calhar a paixão também.
Como todas as paixões, a intensidade ( para a escrita) era grande.
O segundo ano ficou marcado pela mudança, o regresso a Portugal e, então, foi a dúvida sobre se valeria a pena manter o blog aberto...
De súbito, re- surge a vontade de dar, de novo, vida a este espaço e continuar a expressar alguns pensamentos (curtos, é certo).
Por isso, aqui fica o manifesto: dedicar alguns minutos, sempre que possível, para manter vivo o "Renderdaguarda".
O tempo passa rápido, demasiado rápido!!

domingo, 28 de março de 2010

Anos 90 (III)

Excesso - Eu Sou Aquele

Anos 90(II)

Milénio - Estás Onde Não Estás

Anos 90 (I)

D'Arrasar - "D'Arrasar"

sábado, 27 de março de 2010

Despudor

A confirmarem-se as notícias que têm vindo a ser publicadas sobre a possibilidade de o antigo ministro das Obras Públicas, Mário Lino, do primeiro governo Sócrates vir a ser próximo "chairman" da Cimpor, numa lista de "unidade" para os respectivos órgãos sociais é mais uma indicação (seria precisa??) do controlo despudorado de empresas privadas por parte do Estado (neste caso por via da Caixa Geral de Depósitos).
Se tal não bastasse, fala-se na inclusão do nome de Armando Vara para vogal não- executivo da Administração da cimenteira, nessa mesma lista, por indicação do MillenniumBCP.
Será que o despudor desta gente não tem limites?
Lino na Cimpor?
"Jamais"...

sexta-feira, 26 de março de 2010

A visita

Já foi divulgado o programa da visita de Bento XVI a Portugal, no meio de mais notícias com acusações de casos de pedofilia alegadamente encobertos pela hierarquia da Igreja.
Por isso, o pedido de desculpas aos irlandeses, pelos casos ocorridos nesse país, apresentado pelo Papa, é manifestamente insuficiente para abafar o fogo cerrado de sucessivas novas denúncias de encobrimento, por parte da hierarquia da Igreja, que continuam a surgir de vários lados, envergonhando todos aqueles que professam a religião católica e que de boa- fé se arrebanham atrás desses pastores.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PEC p´ra que te quero

(nota: PEC- substantivo masculino singular, peitoral, tradução da palavra inglesa)


A divulgação da descida do rating a longo prazo da República Portuguesa, por parte da agência Fitch não podia ser mais "oportuna".
Na véspera da votação da moção de apoio ao PEC (e não o próprio PEC, como se tem escrito e falado, de forma conveniente para o Governo), o PSD ficara politicamente condicionado e o sentido de voto não poderia ser outro que a abstenção.
Nem os portugueses entenderiam de outra forma!
Vitória do PS e do seu Governo que, sem dar satisfação a ninguém, elaboraram o documento que muito bem entenderam.
Mas esta votação deste acto simbólico terá algum significado?
É que os diplomas para aplicar as medidas previstas no PEC só vão a votos na Assembleia mais tarde.
E só nessa altura, iremos ver quem estará do lado do Governo.

sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

Nota pessoal

É uma mera nota pessoal para aliviar a angústia sentida ao constatar (de novo..) a debilidade que o cancro (no caso em questão, no estômago) consegue provocar no ser humano...que frágil somos...que nos resta?

quarta-feira, 17 de março de 2010

Sem título

A PT divulgou, pela primeira vez, no seu relatório e contas de 2009, os valores das remunerações individuais dos seus gestores.
Os números indicam que estes gestores ganham, entre salários, prémios fixos e variáveis, valores da ordem dos milhões de euros (não interessa para o caso quantificar...).
Outras empresas cotadas em bolsa estão, por lei, obrigadas a fazer o mesmo, em nome da transparência.
Num país onde o salário mínimo não atinge os 500 euros e onde o salário médio ronda os mil e poucos euros, a consequência desta decisão, tomada em nome da transparência, repita-se, vai ser qual??
Indignação? Inveja? Contestação? Estupefacção? Raiva? Choque?
Numa altura em que de novo se pedem (ainda) mais sacrifícios aos portugueses, esta transparência pode ser funcionar como rastilho para agitação social....
Mas é elucidativo saber o que ganha a suposta elite de Portugal....sobretudo quando dessa elite fazem parte, como no exemplo da empresa acima identificada, pessoas que apesar de jovens, apresentam "currícula" e, portanto, "merecem" o prémio que lhe foi atribuído (1 milhão de euros).
Refiro-me, obviamente, a um administrador, que devia fazer muita falta à PT, pois após o seu pedido de demissão, não foi substituído e a sua ausência nem se sente.
Indignação? Inveja? Contestação? Estupefacção? Raiva? Choque?
É o Portugal da malandrice, da pequena inveja e das desigualdades sociais no seu melhor...

segunda-feira, 15 de março de 2010

As rolhas


Terminou ontem mais um congresso do PSD.
Do que se passou ou discutiu, o que fica, é, apenas e só, a aprovação pelos delegados da proposta apresentada por Pedro Santana Lopes de punir os militantes que critiquem a direcção do Partido nos 60 dias anteriores a eleições ou que apoiem, sejam mandatários ou protagonizem candidaturas adversárias às apresentadas ou apoiadas pelo PSD.
Se aquele Partido tem tido os líderes que se conhecem, a aprovação desta proposta revela que os militantes têm os líderes que merecem e não parecem valer mais do que eles.
Portugal é que merecia mais...